???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2686
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância do profissional de atenção educacional especializado da criança com espectro autista na educação infantil
???metadata.dc.creator???: Camargo, Kênia Cristina Fernandes Morais
Aires, Mayara Stefany de Sousa
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Tavares, Fernanda Maria Siqueira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Carvalho, Maria Goretti Quintiliano
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Valdimeire Rodrigues da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como tema principal o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva de defender uma educação de qualidade com caráter inclusivo e a necessidade de desenvolver metodologias e estratégias de ensino, que visem atender às especificidades da criança autista, na Educação Infantil. O principal objetivo consiste em ressaltar a importância de profissionais de atenção educacional especializado, bem como os desafios e dificuldades encontrados no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. A inclusão é um desafio que implica uma evolução no sentido de concepção do ser humano, ação a qual exige uma atitude positiva, por parte dos profissionais da educação, que têm se mostrado resistentes, desinteressados e acomodados frente às novas demandas, visto que o autismo e/ou dificuldades de aprendizagem estão cada vez mais frequentes na sala de aula. O trabalho é estruturado em três capítulos, o primeiro busca trazer a conceituação do autismo na história, elencando os sintomas e diagnóstico, posteriormente dá ênfase na escolar e na legislação; o segundo trata a questão da formação docente e o processo de inclusão e por fim o terceiro capítulo abordando as estratégias de ensino para que o processo educativo e inclusivo de alunos autistas seja efetivado.
Abstract: The present work has as its main theme the Autism Spectrum Disorder (ASD) in the perspective of defending a quality education with an inclusive character and the need to develop methodologies and teaching strategies, which aim to meet the specificities of the autistic child, in Early Childhood Education. The main objective is to highlight the importance of specialized educational care professionals, as well as the challenges and difficulties encountered during the teaching and learning process. Inclusion is a challenge that implies an evolution towards the conception of the human being, an action which requires a positive attitude on the part of education professionals, who have been resistant, disinterested and accommodating in the face of new demands, since autism and/or learning difficulties are more and more frequent in the classroom. The work is structured in three chapters, the first one seeks to bring the conceptualization of autism in history, listing the symptoms and diagnosis, later it emphasizes the school and the legislation; the second deals with the issue of teacher training and the inclusion process and, finally, the third chapter addresses teaching strategies so that the educational and inclusive process of autistic students is carried out.
Keywords: Educação inclusiva
Autismo
Práticas pedagógicas
Educação
Pedagogia
Autism
Pedagogical practices
Inclusive education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Campus Oeste - Sede - Sao Luís de Montes Belos
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: CAMARGO, Kênia Cristina Fernandes Morais; AIRES, Mayara Stefany de Sousa. A importância do profissional de atenção educacional especializado da criança com espectro autista na educação infantil. 2023. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação (Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/2686
Issue Date: 7-Feb-2023
Appears in Collections:Pedagogia / São Luís - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG 37 0065-2023.pdfMG 37 0065-2023420.13 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.