???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/763
???metadata.dc.type???: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: ENSINO E VIVÊNCIA DA CAPOEIRA NA ESCOLA
???metadata.dc.creator???: Aniouvi, Gerald Nounagnon
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Adão, Jorge Manoel
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo discute sobre ensino e vivência da Capoeira na Escola, sua história e seus diferentes impactos educacionais brasileiros. É uma pesquisa teórica. O objetivo geral é investigar as contribuições expressivas da Capoeira, na valoração da subjetividade dos estudantes das escolas brasileiras; permitindo o desenvolver corporal e cognitivo infantil para que possa ser vivenciado em harmonia na comunidade, através do contato tanto com a cultura afro-brasileira quanto com o conhecimento, como ferramenta de inserção e de construção do seu eu mágico por meio da capoeira. A metodologia utilizada na realização desta investigação foi à pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados nos permitirá destacar informações que nos permitirão conhecer a história e a origem real da capoeira com suas regras para adaptá-las a todos os ambientes socioculturais e principalmente nas escolas. No entanto, ainda deparamos com desafios como, por exemplo, a falta de formação histórica sobre a gênese das danças africanas que deram origem à capoeira e a raridade de documentos que abordem esse tema na sua origem. Porém, diante de tantos desafios, nosso trabalho sobre ensino e vivência da Capoeira na Escola não parou, graças aos nossos conhecimentos e experiências pessoais como professor de capoeira no Brasil, fornecendo informações reais e concretas que ajudarão a produzir nossa monografia.
Abstract: The present study discusses the teaching and experience of Capoeira at School, its historyandits different impacts on the Brazilian educational. It is theoretical research. Thegeneralobjective is to investigate the expressive contributions of Capoeira, in the valuationofthesubjectivity of these students; allowing children's bodily and cognitive development sothatthey can be experienced in harmony in the community, through contact with bothcultureandknowledge, as a tool for insertion and construction of their magical self through capoeira. Themethodology used in carrying out this investigation was bibliographic and documentalresearch. The results will allow us to highlight information that will allowus toknowthehistory and real origin of capoeira with its rules to adapt themto all socioculturalenvironments and especially in schools. However, we still face challenges suchas, forexample, the lack of historical training on the genesis of African dances that gaverisetocapoeira and the rarity of documents that address this theme in its origin. However, inthefaceof so many challenges, our work on teaching and living Capoeira at School has not stopped,thanks to our knowledge and personal experiences as a capoeira teacher in Benin, AfricaandBrazil, providing real and concrete information that will help produce our monograph.
Keywords: Capoeira na escola
Capoeira no Brasil
Capoeira na África
Educação Básica
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: UEG
???metadata.dc.publisher.department???: Unidade Universitaria de Luziania
???metadata.dc.publisher.program???: Pedagogia
Citation: Aniouvi, Gerald Nounagnon. Ensino e vivência da capoeira na escola. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Luziânia, Luziânia, 2023 .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/riueg/763
Issue Date: 23-Jan-2023
Appears in Collections:Pedagogia / Luziânia - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MG37 0008-2023 - Gerald Nounagnon.pdfTCC_Gerald Nounagnon315.42 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.