Recent Submissions
Inclusão de aluno com deficiência no ensino regular
Esta pesquisa se justifica, pela tentativa de compreender os fatores que dificultam a inclusão de alunos com deficiência em escolas da rede regular de ensino, tendo como foco o ensino fundamental. Este estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica, que teve como fonte publicações, livros e artigos científicos que abordam os temas: Educação Especial, Educação Inclusiva e Inclusão Escola. A pesquisa foi dividida em três capítulos em que, abordaremos o contexto histórico que deu or...
Pensando as práticas dançantes na educação infantil
Este trabalho tem como foco a dança na Educação Infantil, as contribuições para a formação da criança, os benefícios que ela oferece dentro do ambiente escolar, entendendo todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, e compreendendo a dança como um todo onde a criança amplia o seu repertório de movimentos, desenvolve a sua criatividade, expressa suas vontades, desejos, sentimentos, emoções, pensamentos e reconhece-se como um sujeito que produz cultura. Este estudo tem co...
A experiência de estagiários do curso de licenciatura em educação física da Eseffego na educação especial
Este trabalho possui como objetivo analisar as experiências que os estagiários do curso de licenciatura em Educação Física da ESEFFEGO, referente a matriz curricular 2015/2, vivenciaram ao atuarem no campo de estágio supervisionado na área da educação especial, e como as disciplinas que o curso oferece podem ter contribuído ou não para esta atuação. Neste estudo será utilizada a pesquisa crítico-dialética, o método utilizado será o materialista histórico dialético, utilizando de instrume...
As atividades circenses enquanto conteúdo escolar: a percepção dos acadêmicos do curso de licenciatura em educação física da Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Este trabalho objetiva analisar a percepção dos acadêmicos de licenciatura em Educação Física acerca de suas capacidades sobre a prática pedagógica das atividades circenses na escola. Para tal, teve como ponto de partida os aspectos históricos da relação existente entre a Educação Física e as atividades circenses e, posteriormente, foram analisados trabalhos acadêmicos, em nível de mestrado e doutorado, que se propuseram investigar de várias maneiras a inserção e/ou o desenvolviment...
Identificação e análise da probabilidade de transtornos mentais comuns em estudantes do curso de educação física da Universidade Estadual de Goiás
Objetivou-se identificar a probabilidade de transtornos mentais comuns de alunos do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás. Trata-se de um estudo observacional, transversal e analítico, realizado com universitários do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás. Inicialmente foi aplicada uma ficha sócio demográfica para preenchimento de informações de identificação pessoal (nome, idade, sexo, estado civil, escolaridade, ocupação) e posteriormente o...
Transtorno do espectro autista e educação física: análise das produções de dissertações e teses
Este trabalho tem como tema a Educação Física e TEA que é um transtorno do neurodesenvolvimento possível de ser identificado desde a infância antes mesmo de o indivíduo ser inserido na escola, que tem como principais características déficits de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos. O objetivo dessa pesquisa é analisar o que as produções de dissertações e teses tem discutido sobre a Educação Física e o TEA/Autismo e como norteador foi utilizado o método Materiali...
O papel da educação física no enfrentamento do sofrimento psíquico: uma análise do documento curricular para Goiás - ensino médio
Nessa pesquisa demonstramos as relações de sentido entre o sofrimento psíquico no contexto das juventudes e a Educação Física no Ensino Médio. Propondo, a partir de sua psicologia histórico-cultural de Vygotsky que oferece contribuições para o campo de compreensão desta área, apresentando-as como sintomas de uma subjetividade organizada a partir da revolução econômica capitalista. Para ele, o sofrimento psíquico é também uma das respostas aos desafios que os sujeitos enfrentam quando sub...
A importância social do projeto social de handbol para adolescentes na comunidade Itaguaruense
A presente pesquisa teve como objetivo pesquisar sobre o esporte handebol, de modo a levantar dados sobre A Associação de Handebol Itaguaru, no município de Itaguaru- GO. O trabalho teve como objetivo identificar qual a importância social do projeto de handebol para adolescentes na comunidade Itaguaruense e se ela é existente, para tanto foi necessário traçar alguns objetivos específicos, tais como: estudar sobre o esporte handebol; levantar dados sobre o projeto de handebol do município...
A corrida de rua como forma de controle de doenças como ansiedade e depressão
O objetivo principal deste estudo é examinar a eficácia da corrida de rua no controle de condições como ansiedade e depressão. Primeiramente, pretende-se abordar a evolução histórica da corrida de rua e como esse esporte se tornou fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida. O foco deste trabalho é analisar o histórico dos corredores da Assessoria Cascavel Running, sediada em Goiânia/Goiás. Para isso, foi conduzida uma coleta de dados com 35 corredores amadores. Foram aplicadas pe...
Voleibol sentado ressignificando o sentido da corporeidade e novas perspectivas corporais: um estudo de caso
O presente estudo adota uma abordagem descritiva por meio de um estudo de caso, utilizando métodos qualitativos e fenomenológicos para compreender a corporeidade de uma mulher com deficiência, atualmente jogadora de vôlei sentado. Os descritores abordados incluem a evolução da inclusão, conceitos de deficiência, corporeidade, vôlei sentado e o significado do esporte no paradesporto, embasados em fontes científicas como Scielo, Google Acadêmico e periódicos. As discussões e resultados res...
Aspectos simbólicos acerca da popularização das danças manifestadas nas redes sociais
A dança utiliza uma linguagem própria praticada desde muito tempo pelo ser humano, ao qual envolve uma comunicação corporal, o que diferencia de outros tipos de cultura. O intuito deste trabalho inclui compreender os sentidos e significados das danças manifestadas nas redes sociais para os/as seus/as praticantes, além disso, entender como são vivenciadas a partir do século XXI e a percepção que as pessoas possuem de cultura acerca dessas práticas corporais, levando em conta um fenômeno a...
Contribuição da educação física na aprendizagem do TEA no contexto escolar
Este trabalho trata - se de uma revisão de caráter Integrativa sobre a contribuição da Educação Física na aprendizagem do TEA no contexto escolar. Com objetivo de descrever o que as produções cientificas abordam sobre as contribuições e dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física na inclusão do Transtorno do Espectro Autista no contexto escolar. Foram pesquisados artigos científicos, livros e documentos que discutem o tema em questão, “Educação Física” e “Transtorno do ...
As características da produção de conhecimento sobre a capoeira no contexto da educação física escolar brasileira entre os anos de 2013 e 2023
A investigação deste Trabalho de Conclusão de Curso se propõe a discutir e mapear pesquisas sobre a “capoeira” nas aulas de Educação Física, buscando identificar o potencial das intervenções realizadas através deste elemento da cultura corporal e apresentadas nas produções de conhecimento em formato de artigos científicos, avaliando assim, como se dá o trato pedagógico com a Capoeira no contexto escolar. Os artigos analisados trabalharam com a capoeira a partir de metodologias de ensinos...
Gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física escolar em Goiânia: entre questionamentos, conflitos e “escolas sem partido”
A pesquisa teve como objetivo avaliar se professoras/es de Educação Física de escolas municipais e/ou estaduais de Goiânia têm abordado questões sobre gênero e sexualidade em suas aulas, sobre os desdobramentos dos discursos antigênero na formação e prática dessas/es professoras/es. Deste modo o trabalho discutirá se as questões de gênero e sexualidade são tratadas durante as aulas, buscando identificar os posicionamentos, as concepções e o trato pedagógico (das/os professoras/es) aplica...
Os filtros do instagram como elementos da estandardização da imagem corporal
A sociedade contemporânea tem presenciado uma série de intervenções que modificam significativamente a aparência dos corpos. No contexto das redes sociais, essas intervenções ocorrem na representação do corpo no ciberespaço, como é o caso dos filtros utilizados no Instagram. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, exploratório e baseada na análise de questionários aplicados entre 43 acadêmicas/os dos cursos de Educação Física da ESEFFEGO cujo objetivo foi investigar de que forma os filtros ...
Os significados atribuídos à "perfeição": uma análise da percepção de acadêmicos dos cursos de Educação Física da ESEFFEGO a respeito do corpo ideal
Neste trabalho analisamos as percepções sobre o significado de corpo perfeito e idealizado que tem constituído os discursos das/os acadêmicas/os dos cursos de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás, bem como suas implicações nos diversos espaços de atuação destes futuros profissionais e como estas percepções se apresentam nos diversos períodos de formação destes discentes. O referencial teórico sustenta-se em trabalhos contemporâneos produzidos por pesquisadoras/es da Educação...
Festival esportivo cultural da Eseffego: a história do FEC e as percepções de seus organizadores sobre esse evento
O Festival Esportivo Cultural da ESEFFEGO/UEG é um evento que faz parte do calendario acadêmico e da história dessa instituição e apesar de já ser consolidado e manter certa frequência em sua realização, ainda não se encontra trabalhos a respeito do tema. O objeto de pesquisa deste trabalho foi investigar a história desse evento e analisar as percepções que quem participou da organização teve sobre esse evento. Os procedimentos de coleta de dados foram através da aplicação de um formulár...
Concepções de educação física em um centro municipal de educação infantil da cidade de Goiânia
A educação infantil no Brasil é uma etapa fundamental para o desenvolvimento das crianças, e por isso é regulamentada por legislações específicas que visam garantir o acesso, a qualidade e a segurança desse nível de ensino. É a primeira etapa da educação básica, tem como fundamento o pleno desenvolvimento da criança até a idade de cinco anos, nos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, ações familiares e comunitárias completas. Os processos que envolvem a educação estão d...
Fatores sociodemográficos relacionados ao sobrepeso e a obesidade em alunos praticantes de exercício físico
Este estudo de conclusão de curso, realizado em 2023, examinou a relação entre fatores sociodemográficos entre frequentadores de uma academia em Goiânia. Utilizando uma abordagem positivista, os dados foram coletados por meio de um questionário e medidas antropométricas para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). A pesquisa ressalta a complexidade da obesidade, uma condição associada a uma série de complicações de saúde, incluindo resistência à insulina, hiperinsulinemia, acúmulo exc...
Políticas públicas educacionais na formação de docentes de educação física para o atendimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Os professores são os principais responsáveis pela transmissão de conhecimentos e habilidades, além de desempenharem um papel crucial no desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos alunos. Essa formação numa perspectiva inclusiva está intrinsecamente relacionada às políticas educacionais implementadas em um determinado contexto. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é caracterizar os aspectos teórico-práticos e epistemológicos da formação de professoras/es de Educação Física...
- 146 EDUCACAO FISICA
- 146 UEG